
AirHelp Score: Como classificámos as companhias aéreas?
A nossa classificação das companhias aéreas mais conhecidas do mundo de 2025 já está disponível! Nesta edição, comparamos as estatísticas de 117 companhias aéreas para descobrir qual oferece a melhor experiência nos céus.
Eis como calculamos cada pontuação:
O AirHelp Score combina muitas informações! Consideramos as estatísticas relacionadas com a pontualidade das companhias aéreas, as opiniões dos clientes baseadas nas próprias experiências de voo e os nossos dados exclusivos relacionados com o comportamento das companhias aéreas quando os voos não correm como planeados.
O nosso objetivo é classificar as companhias aéreas mais populares e conhecidas. De uma lista de 800 companhias aéreas em todo o mundo, selecionámos a maior em termos de número de passageiros e popularidade. Por vezes, as companhias aéreas são excluídas quando não conseguimos obter dados.
Para ajudar a entender as nossas classificações, esclarecemos as 3 métricas que utilizamos no AirHelp Score da companhia aérea.

Pontualidade
A AirHelp mantém uma base de dados de informações sobre voos que está entre as mais exatas e fiáveis do mundo. Utilizamos a nossa base de dados para encontrar estatísticas de todos os voos entre 1 de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025. Depois, calculamos a quantidade de voos de uma determinada companhia aérea que foram pontuais.
A pontualidade contribui em 33,33% para a pontuação
O que conta como pontualidade?
Qualquer voo que tenha chegado num intervalo de 15 minutos da hora de chegada anunciada é considerado pontual. Primeiro, calculámos quantos voos foram pontuais e expressámos esse número em forma de percentagem. Quanto mais alta for a pontuação, maior é a percentagem de voos pontuais. Por exemplo, uma pontuação de 8,5 significa que 85% dos voos foram pontuais.
O que torna a base de dados da AirHelp tão fiável?
A AirHelp recolhe dados de vários fornecedores comerciais. Combinamos estes dados para criar a nossa própria base de dados sofisticada de informação sobre voos.
Para garantir que a nossa base de dados está entre as mais exatas, cruzamos as nossas estatísticas com uma variedade de fontes fiáveis, incluindo agências governamentais, bancos de dados de aeroportos, fornecedores de seguimento de voos e recursos históricos.
Se encontrarmos alguma discrepância entre as fontes, não “estimamos” uma média do tempo. Em vez disso, classificamos as nossas fontes por autoridade e consideramos que o organismo com mais autoridade é o mais fiável.

Opinião do cliente
Para avaliar a qualidade do serviço de uma companhia aérea, basta pedir a opinião aos passageiros que dele usufruem.
Realizámos centenas de inquéritos nos quais pedimos a opinião aos passageiros aéreos sobre mais de 60 países, tendo recolhido mais de 11 500 classificações de companhias aéreas.
Pedimos aos passageiros que classificassem as companhias aéreas com as quais voaram mais recentemente em 5 fatores:
Tripulação
Conforto do avião
Limpeza do avião
Oferta de refeições
Entretenimento a bordo
Os passageiros classificaram cada fator numa escala de muito bom a muito mau. Demos a cada classificação um valor numérico e calculámos a média destas classificações para chegar a uma pontuação final. Quanto mais alta a pontuação, melhor é o desempenho da companhia aérea em todos estes fatores de serviço.
A opinião do cliente contribui em 33,33% para a pontuação

Processo de reclamação
Acreditamos que uma companhia aérea deve ser avaliada não só pela forma como trata os seus passageiros durante o dia a dia normal, mas também pela consideração que mostra aos clientes quando as coisas correm mal. Este é um aspeto que podemos avaliar melhor do que ninguém graças ao acesso a informações privilegiadas sobre a forma como as companhias aéreas gerem as reclamações de compensação válidas dos clientes.
Para chegar a uma pontuação, dividimos o desempenho nos vários fatores:
Qual a probabilidade de uma companhia aérea pagar uma compensação por uma reclamação válida
O volume total de reclamações que uma companhia aérea está a processar
Os comportamentos de processamento de reclamações passados e atuais são tidos em consideração
Quanto mais alta é a pontuação, melhor foi o desempenho da companhia aérea.
O processo de reclamação contribui em 33,33% para a pontuação
A pontuação final
Cada uma das categorias acima contribui de igual forma para a pontuação e classificação total da companhia aérea.
Ver a Classificação de Companhias Aéreas de 2025 no AirHelp Score
Sabia que pode reclamar uma compensação por voos atrasados, cancelados ou sobrelotados de até 3 anos antes? A AirHelp está aqui para ajudar a verificar se o seu voo é elegível — é rápido, fácil e sem riscos!