Perto de dois milhões de passageiros sofreram atrasos nos aeroportos portugueses no primeiro trimestre de 2025

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Perto de dois milhões de passageiros sofreram atrasos nos aeroportos portugueses no primeiro trimestre de 2025

Atualizado pela última vez 10 de abril de 2025
  • Perto de 47 mil voos e seis milhões de pessoas descolaram de Portugal durante este período. 32% dos voos sofreu alguma perturbação;

  • Embora o número de voos tenha diminuído em comparação com 2024, têm-se registado mais perturbações e um número superior de passageiros tem direito a indemnização;

  • Os Aeroportos de Faro e Porto são os mais pontuais. Por sua vez, o Aeroporto de Lisboa regista taxas mais elevadas de perturbações;

  • Cerca de 40% dos voos da TAP Portugal registaram alguma perturbação durante este período.

Lisboa, 09 de abril de 2025 – Um novo relatório da AirHelp, empresa líder mundial em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, revelou dados sobre o estado do tráfego aéreo em Portugal e o desempenho dos aeroportos portugueses no primeiro trimestre de 2025.

Durante os primeiros três meses do ano, mais de seis milhões de passageiros apanharam um voo a partir de um aeroporto português. De acordo com os dados da empresa especializada em direitos dos passageiros aéreos, quase 70% das viagens foram efetuadas à hora prevista. No entanto, cerca de dois milhões de pessoas sofreram alguma perturbação no seu voo e, embora na maioria dos casos se tratasse de atrasos menores e não dessem origem a uma compensação financeira, perto de 114 mil pessoas encontram-se elegíveis para receber uma indemnização por um atraso superior a três horas, pelo cancelamento do seu voo ou pela perda de uma ligação causada pelo atraso de um voo anterior.

Quando comparado com o mesmo período do ano passado, verifica-se uma redução do número de voos e de passageiros. Nos primeiros três meses de 2025 registaram-se cerca de 47 mil voos contra 48 mil em 2024, o que significa menos 2% de voos e menos 4% de passageiros. Apesar deste declínio, a taxa de perturbações de voos aumentou cerca de 13% em comparação com o ano anterior. Ainda de acordo com os dados da AirHelp, os passageiros com direito a indemnização aumentaram consideravelmente (48%) – de 75 mil em 2024 para quase 113 mil em 2025 – devido a um aumento dos voos com atrasos superiores a três horas.

De acordo com a AirHelp, a companhia aérea nacional TAP Portugal transportou, nos primeiros três meses de 2025, mais de dois milhões de passageiros, sendo a companhia aérea que mais passageiros registou. Deste total, perto de 62% não sofreu qualquer perturbação no seu voo e 38% registou alguma agitação com mais de 41 mil destes passageiros a estar elegível para uma compensação financeira.

Em segundo lugar, com mais de um milhão de passageiros transportados, encontra-se a companhia aérea de baixo custo Ryanair. Nestes três primeiros meses do ano, apenas 26% dos passageiros sofreu alguma perturbação no seu voo. Destes, pouco mais de sete mil tem direito a compensação financeira.

Já nos aeroportos portugueses, o destaque vai para o Aeroporto de Faro com 84,5% dos voos a não sofrer qualquer perturbação, para grande felicidade dos passageiros aéreos deste aeroporto. Em segundo lugar, encontra-se o Aeroporto do Porto com 80% dos voos a não registar perturbações, no total são 80,2% de passageiros aéreos a registar um voo tranquilo.

Já o Aeroporto de Lisboa continua, como habitual, a ser o aeroporto a registar mais perturbações nos seus voos, com 40% dos voos a registar algum atraso ou a ser cancelado. Isto resulta em 39,5% dos passageiros aéreos a ver o seu voo com alguma perturbação.

Direitos dos Passageiros Aéreos segundo o Regulamento CE 261/2004

O Regulamento CE 261/2004, que regula os voos na União Europeia, protege todos os passageiros aéreos desde que tenham um bilhete emitido pela companhia aérea.

Assim, quando um voo é cancelado ou é recusado o embarque a um passageiro, as companhias aéreas devem oferecer possibilidade de continuar o seu voo, através de voos de reencaminhamento. O passageiro pode decidir recusar este reencaminhamento e pedir o reembolso total do bilhete. Além disso, se o passageiro tiver incorrido em despesas adicionais durante este processo, pode pedir à companhia aérea que as reembolse. O Regulamento CE 261/2004 estabelece que os passageiros têm direito a uma indemnização até 600 euros em caso de atrasos superiores a três horas à chegada ao destino, de cancelamentos sem aviso prévio e de overbooking. Esta compensação financeira pode ser reclamada retroativamente até três anos após o voo.

A companhia aérea pode isentar-se desta obrigação em caso de condições meteorológicas adversas que impeçam a operação normal do voo ou de emergências médicas, por exemplo, mas em caso de greves ou perturbações causadas pelo pessoal da companhia aérea, os passageiros têm o direito de apresentar os seus pedidos de indemnização.

Para fazer valer os seus direitos, a AirHelp recomenda que os passageiros recolham e guardem todas as comunicações da companhia aérea e toda a documentação relacionada com o voo, como o cartão de embarque e outros documentos de viagem, os recibos de quaisquer artigos que tenham tido de comprar devido ao atraso ou cancelamento do voo e anotem a hora de chegada ao destino.

Aceda aqui ao mais recente Guia dos Direitos dos Passageiros Aéreos publicado pela AirHelp para conhecer os seus direitos e as situações em que poderá solicitar uma compensação.

Sobre a AirHelp

A AirHelp é uma empresa de tecnologia de viagens que trabalha para melhorar a experiência dos passageiros aéreos durante uma interrupção de voo. Desde 2013, já indemnizou mais de 2,5 milhões de passageiros com atrasos ou cancelamentos de voos. Mais de oito milhões de passageiros protegeram os seus voos com o AirHelp+, e inúmeros milhões mais beneficiam da informação especializada disponível gratuitamente em www.airhelp.com/pt-pt/.

Com uma rede de mais de 50 escritórios de advogados em mais de 35 países, uma IA inovadora que funciona nos bastidores e uma equipa dedicada de mais de 400 AirHelpers, a AirHelp facilita a qualquer pessoa que viaje na UE e não só a reivindicação de até 600 euros por atrasos e cancelamentos de voos.

Defensora dos direitos dos passageiros aéreos, a AirHelp está empenhada em cuidar do planeta e em investir num futuro mais verde, plantando uma árvore por cada 100 voos interrompidos e, até à data, já foram plantadas mais de 69 500 árvores.

Mais informações sobre AirHelp em: www.airhelp.com/pt-pt/.

Cerca de 79% dos passageiros não conhecem os seus direitos. Não seja um deles.

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