Verão 2025: AirHelp registou mais voos, mais passageiros e mais perturbações nos voos em Portugal comparativamente ao ano anterior

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Verão 2025: AirHelp registou mais voos, mais passageiros e mais perturbações nos voos em Portugal comparativamente ao ano anterior

Atualizado pela última vez 10 de setembro de 2025
  • Perto de 10,5 milhões de passageiros decolaram de aeroportos portugueses entre junho e setembro: 39% dos voos sofreu alguma perturbação;

  • De acordo com o Regulamento CE 261/2004, mais de 137 mil pessoas podem receber uma compensação financeira até 600 euros;

  • Os voos operados pela Transavia foram os que melhor cumpriram os seus horários; por sua vez, os voos da SATA International foram os que sofreram mais perturbações;

  • Sem surpresa, os aeroportos de Faro, da Madeira e do Porto foram os mais pontuais no verão; o aeroporto de Lisboa foi o que apresentou mais incidentes.

Lisboa, 10 de setembro de 2025 – O verão chega ao fim e com ele também termina a alta temporada do turismo aéreo um pouco por todo o mundo. Em Portugal, entre junho e setembro, perto de 10,5 milhões de passageiros viajaram a partir dos aeroportos nacionais, mantendo a densidade de viagens em relação ao ano anterior.

De acordo com dados da AirHelp, empresa líder mundial em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, a taxa de interrupções nos voos – atrasos e cancelamentos – piorou ligeiramente: de 36,6% em 2024 para 39,2% no verão de 2025. Neste sentido, são mais 137 mil os passageiros aéreos que se encontram elegíveis para receber uma indemnização este ano. A nível global, a AirHelp registou quase sete milhões de pessoas que podem reclamar uma indemnização por incidentes no seu voo durante a época veranil.

AnoPassageiros Aéreos% de voos sem perturbaçõesNº passageiros com perturbação no voo
202510,5 milhões61%4,1 milhões
202410,2 milhões63,5%3,7 milhões

De acordo com a AirHelp, a SATA International foi a companhia aérea que registou mais perturbações nos seus voos – 47.5% dos voos sofreu algum atraso ou cancelamento. Já a TAP foi a companhia aérea que registou mais passageiros aéreos, sendo que 46,3% sofreu alguma perturbação no seu voo. Já a companhia aérea com melhor desempenho nestes meses foi a Transavia com apenas 24% dos seus voos a sofrer alguma perturbação.

Nos aeroportos – e indo ao encontro dos dados anteriores – destacam-se o Aeroporto de Faro como sendo aquele que regista um maior número de voos sem perturbações (76,7%). De seguida, o Aeroporto da Madeira com 68% dos voos sem perturbações e, por fim, o Aeroporto do Porto com 65% dos voos sem perturbações. Do lado contrário, o destaque vai para o Aeroporto de Lisboa, que se encontra no final da lista, com apenas 53.2% de voos sem perturbações.

Direitos dos Passageiros Aéreos segundo o Regulamento CE 261/2004

O Regulamento CE 261/2004, que regula os voos na União Europeia, protege todos os passageiros aéreos desde que tenham um bilhete emitido pela companhia aérea.

Assim, quando um voo é cancelado ou é recusado o embarque a um passageiro, as companhias aéreas devem oferecer possibilidade de continuar o seu voo, através de voos de reencaminhamento. O passageiro pode decidir recusar este reencaminhamento e pedir o reembolso total do bilhete. Além disso, se o passageiro tiver incorrido em despesas adicionais durante este processo, pode pedir à companhia aérea que as reembolse. O Regulamento CE 261/2004 estabelece que os passageiros têm direito a uma indemnização até 600 euros em caso de atrasos superiores a três horas à chegada ao destino, de cancelamentos sem aviso prévio e de overbooking. Esta compensação financeira pode ser reclamada retroativamente até três anos após o voo.

A companhia aérea pode isentar-se desta obrigação em caso de condições meteorológicas adversas que impeçam a operação normal do voo ou de emergências médicas, por exemplo, mas em caso de greves ou perturbações causadas pelo pessoal da companhia aérea, os passageiros têm o direito de apresentar os seus pedidos de indemnização.

Para fazer valer os seus direitos, a AirHelp recomenda que os passageiros recolham e guardem todas as comunicações da companhia aérea e toda a documentação relacionada com o voo, como o cartão de embarque e outros documentos de viagem, os recibos de quaisquer artigos que tenham tido de comprar devido ao atraso ou cancelamento do voo e anotem a hora de chegada ao destino.

Aceda aqui ao mais recente Guia dos Direitos dos Passageiros Aéreos publicado pela AirHelp para conhecer os seus direitos e as situações em que poderá solicitar uma compensação.

Petição para salvar os direitos dos passageiros

A UE está a tentar reduzir os direitos dos passageiros de forma tão drástica que mais de 60% dos pedidos de indemnização por atraso deixarão de ser elegíveis. Isto significará mais atrasos, menos indemnizações e nenhuma responsabilidade. Para ler e assinar a petição, que já conta com perto de 71 mil assinaturas, aceda aqui.

Sobre a AirHelp

A AirHelp é uma empresa tecnológica de viagens que trabalha para melhorar a experiência dos passageiros aéreos durante uma interrupção do seu voo. Desde 2013, já indemnizou três milhões de passageiros com atrasos ou cancelamentos de voos; 12 milhões de passageiros protegem os seus voos com a AirHelp+, e outros milhões beneficiam das informações especializadas disponíveis gratuitamente no site da AirHelp. A AirHelp acaba também de lançar a sua nova aplicação, que oferece acompanhamento de voos em tempo real, alertas de interrupções e opções para proteção adicional.

Como defensora dos direitos dos passageiros aéreos, a AirHelp está empenhada em cuidar do planeta e investir num futuro mais verde, plantando uma árvore por cada 100 interrupções de voos, sendo que, até agora, já foram plantadas mais de 146 181 árvores.

Com uma IA inovadora que trabalha nos bastidores e uma equipa especializada de mais de 400 AirHelpers, a AirHelp facilita a qualquer pessoa, que viaje na UE e fora dela, a reclamação de até 600 euros por atrasos e cancelamentos de voos.

Mais informações em: www.airhelp.com/pt-pt/

Cerca de 79% dos passageiros não conhecem os seus direitos. Não seja um deles.

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