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Guia de compensação por bagagem perdida, atrasada ou danificada da TAP

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Bagagem atrasada num voo da TAP

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AirHelpCompanhias-aereas
TP

A recolha de bagagem costuma ser a última etapa da viagem, mas nem sempre corre como previsto. Enquanto espera pela mala no tapete rolante, pode ter uma surpresa desagradável. Se a sua bagagem se perder, atrasar ou chegar danificada num voo da TAP, pode ter direito a compensação ao abrigo da lei internacional. A AirHelp explica os seus direitos e ajuda a avançar com o pedido de compensação ou reembolso.

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RESUMO

Conheça os seus direitos de compensação por problemas de bagagem na TAP

Se a sua bagagem estiver perdida, atrasada ou danificada, a Convenção de Montreal garante-lhe até 1 519 DSE (cerca de 1900 €) de compensação.

Preencha um PIR (Relatório de Bagagem Perdida) de imediato no balcão de objetos perdidos do aeroporto (ou no balcão da TAP, se existir).

Para pedir compensação à TAP, tem de respeitar os prazos: 21 dias para bagagem atrasada ou perdida, e 7 dias para bagagem danificada.

A AirHelp pode ajudar a reclamar até 1900 € pela sua bagagem perdida, atrasada ou danificada.


Bagagem atrasada na TAP: os seus direitos

Se a sua bagagem estiver danificada, perdida ou atrasada, os seus direitos estão protegidos pela Convenção de Montreal. Este acordo define a responsabilidade das companhias aéreas em situações que envolvem problemas com a bagagem, incluindo regras de compensação e reembolso de despesas até 1.519 DSE (Direito de Saque Especial), cerca de 1900 €.

As despesas reembolsáveis incluem artigos essenciais, como produtos de higiene, roupa interior, medicamentos e roupa necessária enquanto a sua mala estiver atrasada. A compensação cobre o reparo de danos ou perda da bagagem e do seu conteúdo.

Passos imediatos após um problema com a bagagem na TAP

No caso da sua bagagem estar atrasada, perdida ou danificada, deve proceder de uma certa forma para garantir os seus direitos e pedir uma compensação à companhia aérea.

Como obter compensação com a AirHelp

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Reportar o problema vs. apresentar o pedido: qual é a diferença?

Reportar o problema é o primeiro passo: serve para reportar a existência do problema e preencher o PIR. Deve fazê-lo diretamente no aeroporto, assim que o problema ocorrer.

Apresentar o pedido de compensação é o passo seguinte: enviar à TAP o pedido formal de reembolso ou compensação. Este só pode ser feito depois de reportar e obter o PIR.

Ambos são obrigatórios e têm prazos específicos.


Prazos para pedidos de compensação de bagagem

Para ser reembolsado ou compensado pela TAP ao abrigo da Convenção de Montreal, tem de cumprir estes prazos:

  • O Relatório de Bagagem Perdida (PIR) tem de ser preenchido imediatamente no aeroporto.

  • Os pedidos de compensação têm de ser submetidos dentro de 7 dias para bagagem danificada e 21 dias para bagagem atrasada.

A tabela seguinte explica tudo:

Problema PIR no aeroportoPedido à companhia aérea
Bagagem atrasada Imediatamente à chegadaDentro de 21 dias após receber a mala
Bagagem perdida Imediatamente à chegadaAté 2 anos (depois de ser considerada perdida após 21 dias)
Bagagem danificada Imediatamente à chegadaDentro de 7 dias após receber a mala

Compensação por bagagem atrasada na TAP

O que fazer se a sua bagagem estiver atrasada

  • Se a sua mala não aparecer no tapete rolante, reporte o atraso e preencha o PIR imediatamente.

  • Enquanto espera pela bagagem, ao abrigo da Convenção de Montereal, tem direito ao reembolso de despesas essenciais: roupa interior, roupa básica, produtos de higiene e outros itens de primeira necessidade.

  • Guarde sempre os recibos e fotografe-os para ter uma cópia extra. Assim, pode enviar provas das despesas à TAP.

Como pedir reembolso por bagagem atrasada na TAP

Pode enviar o pedido de reembolso por bagagem atrasada diretamente no site da TAP. Certifique-se de que tem:

  • Número de referência do PIR

  • Cartão de embarque e detalhes do voo

  • Recibos das despesas

Apesar do prazo de 21 dias, é melhor enviar o pedido assim que possível. Se for membro AirHelp+, podemos tratar do processo por si e aumentar as suas hipóteses de obter o reembolso.

Quanto pode receber de compensação?

Ao abrigo da Convenção de Montreal, a TAP é responsável por até 1 519 DSE (Direito de saque especial) por passageiro (cerca de 1900 €). Normalmente são reembolsadas despesas consideradas razoáveis, como:

  • Roupa e roupa interior essenciais

  • Artigos de higiene

  • Medicamentos necessários

  • Carregador de telemóvel ou outros itens urgentes

  • Lavandaria em caso de atrasos prolongados

Compras de luxo raramente são reembolsadas. Roupa de trabalho necessária para compromissos profissionais pode ser considerada essencial.


Compensação e reembolso por bagagem perdida na TAP

O que fazer se a TAP perder a sua bagagem

Se a bagagem demorar mais de 21 dias a aparecer, é automaticamente considerada perdida. Quando a TAP considerar a sua bagagem perdida, seja aos 21 dias ou antes, tem direito a compensação, mais especificamente:

  • Compensação pelo valor da bagagem e do seu conteúdo

  • Reembolso das despesas essenciais feitas enquanto esperava (antes de ser considerada perdida)

Como pedir compensação por bagagem perdida com a TAP

O processo de pedido de compensação por bagagem perdida é semelhante ao de atraso. No entanto, neste caso, além dos documentos habituais, terá de apresentar uma lista detalhada do conteúdo da mala e os respetivos valores estimados.

Prepare:

  • Referência do PIR

  • Cartão de embarque e dados do voo

  • Lista detalhada dos objetos perdidos com valores estimados

  • Recibos das despesas durante o período sem bagagem

Quanto pode receber de compensação?

Mesmo em caso de bagagem perdida, a compensação máxima aprovada pela Convenção de Montereal é de 1 519 DSE, aproximadamente 1900 €. Ao contrario de casos de atraso, também tem direito a pedir uma compensação pelo valor do conteúdo da mala, para além do reembolso das despesas durante o período sem bagagem.

Se for membro AirHelp+, a AiHelp trata do seu pedido para que consiga o reembolso e compensação a que tem direito.


Compensação e reembolso por bagagem danificada na TAP

Se a sua mala chegar danificada, siga estes passos:

  • Reporte o dano imediatamente.

  • Preencha o formulário de danos ou PIR

  • Documente os danos: fotografe a mala e os objetos danificados

  • Apresente a bagagem para inspeção. A TAP pode negociar uma solução, seja reparar os danos, substituir os itens ou oferecer uma compensação.

  • Envie o pedido de compensação.

No caos de bagagem danificada, ter de submeter um pedido de compensação dentro de 7 dias. A compensação máxima assegurada pela Convenção de Montereal é de 1 519 DSE, cerca de 1900 €.

Acompanhar a sua bagagem perdida

Ao preencher o PIR, é-lhe dado um número de referência, que lhe permite acompanhar a localização da bagagem perdida no site da companhia. Guarde este número, será útil para acompanhar o processo e para apresentar o pedido de compensação.


Como a AirHelp o pode ajudar com problemas de bagagem?

Pode contactar diretamente a TAP ou deixar tudo connosco. Já ajudámos mais de 3 milhões de passageiros em todo o mundo em casos de atrasos, cancelamentos e sobrelotação de voos. Se for membro AirHelp+, também podemos ajudar com problemas de bagagem.

Acompanhamos todo o processo: comunicação com a companhia, resposta a atrasos, e negociação quando a compensação oferecida é inferior ao que a lei garante. Assim, pode seguir viagem com mais tranquilidade enquanto tratamos do seu pedido.


Perguntas Frequentes sobre compensação de bagagem na TAP


Atrasos e cancelamentos recentes

Data

Número do voo

Companhia Aérea

Rota

Estado

12/12/2025

09:35

AD4193

Azul Airlines

São Paulo (GRU)

Rio De Janeiro (SDU)

CanceladoVerificar compensação

12/12/2025

09:20

S4160

SATA International - Azores Airlines S.A.

Ponta Delgada (Azores) (PDL)

Funchal (FNC)

CanceladoVerificar compensação

12/12/2025

09:20

G31227

Gol Linhas Aereas S.A.

Navegantes (NVT)

São Paulo (GRU)

CanceladoVerificar compensação

12/12/2025

09:15

G31660

Gol Linhas Aereas S.A.

São Paulo (CGH)

Rio De Janeiro (GIG)

CanceladoVerificar compensação

12/12/2025

09:05

G31984

Gol Linhas Aereas S.A.

Rio De Janeiro (GIG)

Porto Alegre (POA)

CanceladoVerificar compensação

12/12/2025

09:00

TK2455

Anadolujet

Adana (COV)

Istanbul (IST)

CanceladoVerificar compensação

12/12/2025

09:00

AD6171

Azul Airlines

Ribeirão Preto (RAO)

Belo Horizonte (CNF)

CanceladoVerificar compensação

12/12/2025

08:45

LX1575

Swiss International Air Lines

Vienna (VIE)

Zurich (ZRH)

CanceladoVerificar compensação

12/12/2025

08:35

TP1436

Tap Air Portugal

Lisbon (LIS)

Casablanca (CMN)

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  • AD4193

    Azul Airlines

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    São Paulo

    Rio De Janeiro

    GRU

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  • S4160

    SATA International - Azores Airlines S.A.

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    Ponta Delgada (Azores)

    Funchal

    PDL

    FNC

    12/12/2025

    09:20

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  • G31227

    Gol Linhas Aereas S.A.

    Cancelado

    Navegantes

    São Paulo

    NVT

    GRU

    12/12/2025

    09:20

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  • G31660

    Gol Linhas Aereas S.A.

    Cancelado

    São Paulo

    Rio De Janeiro

    CGH

    GIG

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    POA

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  • TK2455

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    Adana

    Istanbul

    COV

    IST

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  • AD6171

    Azul Airlines

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    Ribeirão Preto

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    RAO

    CNF

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  • LX1575

    Swiss International Air Lines

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    ZRH

    12/12/2025

    08:45

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  • TP1436

    Tap Air Portugal

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    CMN

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